Arquiteto dá dicas de como amenizar as altas temperaturas dentro de casa

No comments yet

cortinas

(Foto: Reprodução Internet)

Quando a onda de calor chega e fica impossível ficar do lado de fora, o jeito é se refugiar em casa nas horas mais quentes. Mas há dicas bastante simples para deixar a casa ou o apartamento ainda mais fresquinho. Claro, a solução mais prática é comprar um ar condicionado, mas até mesmo na hora da instalação do aparelho é preciso de alguns cuidados. Conversamos com o arquiteto Beto Gebara que deixou algumas soluções para aliviar o calor. Confira!

Ar condicionado
Atenção na hora da instalação para colocar a caixa condensadora (parte que fica do lado externo) em uma parede protegida da incidência solar e evitar que o aparelho trabalhe constantemente. Se não for possível, proteja com uma capa de alumínio.

Ventilação Cruzada
A dica mais prática! Observe de onde vem o vento e busque abrir uma porta ou janela deste lado para o a brisa entrar e outra no lado oposto para o ar cruzar por toda a residência. “Não adianta abrir a janela e ficar esperando refrescar, tem que deixar as outras portas e janelas abertas também para o ar circular”.

Película reflexiva
Colocar um película nas janelas que recebem muito sol. Ao reduzir a luminosidade, também reduz a incidência de calor. Gebara lembra que há películas espelhadas e discretas no mercado.

Persianas e cortinas
Além de ajudar na estética, desde que escolhidas com bom gosto, ajudam a aliviar o calor. “Mas cuidado para não fechar com persiana a janela que está entrando a corrente de ar”, lembra Gebara.

Varandas
As varandas ajudam a reduzir o calor dos cômodos mais próximos. Um jeito mais prático para se “construir” uma varanda é instalar um toldo nesta face da casa que recebe muito sol.

Revestimento
Revestir internamente (ou externamente se possível) as fachadas que recebem mais sol. Construir um parede de tijolos à vista, por exemplo, pode dar um clima diferente tanto no aspecto estético quando na temperatura do cômodo. Paredes mais grossas isolam melhor a temperatura externa, e se houver um pequeno espaço de ar (1 cm) entre as duas paredes o isolamento funciona ainda melhor.

Antes de construir:
— Cuide para colocar a frente do imóvel com face Norte ou Nordeste, que recebem sol, mas não de forma direta como Oeste. Face Sul recebe pouco sol.
— Telhas claras também absorvem pouco calor e ajudam a manter a temperatura menor.
— Piso de porcelanato claro também colabora para a temperatura ficar mais baixa.
— Jardins no terraço colaboram para a redução do calor.

 

Texto: Diário Catarinense